Dicas do Brasil e de Brasília

Conheça a capital do Brasil em Dicas do Brasil e de Brasília





Vistos e requerimentos para entrar no Brasil

Como signatário do Mercosul alguns países não necessitam de visto e passaporte para entrar no Brasil, são os casos da Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Paraguai. Para estes países é possível acessar apenas com o documento de identidade. Para os demais países verifique os documentos necessários antes de viajar. O acordo com o Mercosul permite gastos de até U$ 300 no duty-free, mas no Brasil a cota de isenção é de U$ 500 em mercadorias.


Vacinas

O Brasil não exige nenhuma vacina específica, mas recomenda a todos os estrangeiros que forem ingressar o país a vacinação contra Febre Amarela. Sugerimos contratar o serviço de seguro de saúde viagem internacional com cobertura médica.


Situação geográfica

O Brasil é o maior país da América Latina e o 5º maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. O país possui 15.735 km de fronteiras terrestres com quase todos os países do continente ? com exceção do Chile e Equador ? e 7.367 km de fronteiras marítimas.

Por conta da sua extensão o Brasil possui uma diversidade climática e uma rica biodiversidade, abrigando a mais importante floresta do mundo, a Floresta Amazônica que possui 5,5 milhões de km².

A Capital do país é Brasília, localizada no Distrito Federal, região centro-oeste do Brasil, conhecida como Planalto Central. Em 1956, durante a presidência de Juscelino Kubitscheck a cidade começou a ser construída, mas só em 21 de abril de 1960 foi inaugurada. A cidade foi planejada sobre plano urbanístico de Lúcio Costa e arquitetura de Oscar Niemeyer. Hoje a cidade é centro do poder do país e possui o 2º maior PIB per capta brasileiro.


Clima de Brasília

O clima de Brasília é o tropical com estação seca e temperatura média anual de 21 ºC. As temperaturas sofrem pouca alteração durante as diferentes estações. De maio a setembro temos o período de estiagem com humidade relativa abaixo dos 30%. O período de chuvas é de outubro a maio.


População

O Brasil possui 206 milhões de habitantes, a região mais populosa é a sudeste. Já a Distrito Federal possui 3 milhões de moradores, a 3ª cidade mais populosa do país, perdendo para São Paulo (12 milhões) e Rio de Janeiro (6,5 milhões).


Língua oficial

O idioma oficial do Brasil é a língua portuguesa.


Religião

O Brasil é um país laico segundo a constituição federal, que prevê a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além da proteção e respeito às diferentes manifestações religiosas. Porém, 65% da população brasileira se autodenominam católica.


Moeda

A moeda oficial do Brasil é o real e a única utilizada no país, não é possível fazer negócios utilizando outras moedas. O real é a segunda moeda mais negociada na América Latina. Existem cédulas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais e moedas de 0,05, 0,10, 0,25, 0,50 e 1,0. Todas as bandeiras de cartão de crédito são aceitas no país.


Voltagem

Cada região do Brasil possui um tipo de voltagem. Em Brasília a tensão é de 220V. Existe um padrão brasileiro de plugues e tomadas. Os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas têm três orifícios.


Telefones úteis

Código telefônico do Brasil +55
Código telefônico de Brasília (DDD) 61


Horário Comercial Brasileiro:

O comércio no Brasil abre em torno das 9h e fecha às 18h. Shoppings centers funcionam nos dia de semana e aos sábados das 10h às 22h, aos domingos abrem às 14h e fecham às 20h.

Bancos em Brasília funcionam das 11h às 16h.

Restaurantes e bares estão sempre abertos, mas os espaços que se encontram em regiões residenciais encerram as atividades à meia-noite.


Gorjeta

No Brasil não se tem a tradição de deixar gorjetas em restaurantes, bares e cafés, porque o valor de 10% está incluso na conta.


Gastronomia

A cozinha brasileira é conhecida por sua diversidade gastronômica. No Brasil você poderá encontrar todos os tipos de cozinha internacional. Os pratos típicos do país são churrasco e feijoada.

Postar um comentário

0 Comentários