O Media
for Equity é um modelo alternativo de investimento que tem
ganhado cada vez mais espaço nas startups brasileiras, visto que permite que a
utilização de capital social das empresas para investir em marketing.
A
empresa oferece participação societária na empresa, tendo como principal
objetivo utilizar a imagem e a influência do novo sócio para agregar na
divulgação da empresa.
Esse
modelo traz vantagens para ambas as partes envolvidas.
De
acordo com a pesquisa realizada pela 4equity, startups que vendem seus
produtos/serviços ao consumidor final (B2C) gastam em média 40% do seu
faturamento em marketing.
Utilizando
o modelo Media for Equity, a empresa
terá uma economia nos custos destinados às campanhas publicitárias,
considerando que reduzirá o seu custo com a contratação de outros
influenciadores.
Além
disso, aliar-se a um influenciador de renome no seu segmento, trará mais
credibilidade, visualização e valor à imagem da empresa, sem a necessidade de
comprometer o seu fluxo de caixa.
Já
o influenciador poderá realizar um investimento de baixo risco, mas com alto
potencial de retorno a longo prazo, visto que quanto mais a empresa crescer,
mais o valor de mercado irá aumentar, o que valorizará a sua participação
societária.
Entretanto,
ainda que se trate de um modelo interessante para impulsionar a expansão da
marca, é preciso ter cautela ao realizar esse tipo de contratação, a fim de
garantir a proteção da empresa.
É
necessário estabelecer regras que determinem o que o influenciador pode ou não
pode fazer nas suas campanhas, e quais as consequências em caso de
descumprimento das regras. Afinal, a imagem da empresa está diretamente ligada
a esse influenciador.
Também
é preciso evitar uma saída imediata do influenciador da sociedade, o que pode
ser feito através de uma Cláusula Lock-up, a qual irá
estabelecer um período no qual o influenciador não poderá vender as ações da
empresa sem cumprir com as métricas acordadas.
Outra
cláusula indispensável nesse modelo de investimento é a cláusula
anticoncorrencial, visando a proibição de divulgação de marcas concorrentes
pelo influenciador. Inclusive, é importante estabelecer um período mínimo, após
eventual saída do influenciador da sociedade, no qual ainda vigorará a
proibição de divulgar conteúdo para empresas concorrentes.
Tomadas
as devidas cautelas legais, o Media for Equity é uma estratégia de investimento
benéfica para ambos os envolvidos.
Bianca
Wosch - advogada do
escritório Alceu
Machado, Sperb & Bonat Cordeiro Advocacia na área do Direito Civil
e Empresarial.
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